Ir para o Conteúdo

Workof Blog Listagem completa

Jan 30

Livros para empreendedores: 4 obras que você precisa ler (e 1 bônus)!

  • Mon 7th Jan 2013
  • Erin
Livros para empreendedores: 4 obras que você precisa ler (e 1 bônus)!

Quer saber como a Disney fideliza seus clientes? Ou como superar um desafio impossível? Precisa se tornar um empresário mais motivado? Ou vencer um concorrente gigante?

As dicas de livros para empreendedores mais tradicionais podem ser encontradas em qualquer site, portal ou revista que trate do mundo corporativo. Neste artigo, o Workof traz uma abordagem diferente. Nossa intenção é sugerir algumas obras que não são técnicas e que, talvez, nem falem sobre negócios. Mas que tragam lições incríveis que possam despertar aquela fagulha no seu cérebro, que façam você dizer “é isso!!!” e gritar “Eureka”. Vamos lá?

1 – Para quem tem problemas de motivação

Você costuma largar projetos no meio? É um procrastinador, que deixa tudo para o dia e para a semana e para o ano seguinte? Desiste quando o obstáculo parece ser intransponível? Então leia Agassi, uma Autobiografia. O livro conta a vida do tenista norte-americano Andre Agassi, uma das oito pessoas a ter conseguido ganhar todos os quatro torneios do Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US open).  

Antes de se tornar um dos maiores vencedores da história, Agassi experimentou muitas vezes o sabor da derrota. E viu todos os colegas que enfrentava desde a adolescência se tornarem famosos e ricos antes dele. Teve tantas lesões graves que seus médicos não acreditavam quando o viam ficar em pé em partidas que duravam horas. Lutou contra alguns vícios. Pensou em desistir incontáveis vezes, mas a vontade de vencer sempre foi maior. Sua autobiografia é muito inspiradora.

2 – Para quem planeja fazer o impossível

Nossa segunda dica de livros para empreendedores é O Demônio na Cidade Branca, do autor best-seller Erik Larson. Antes da copa do mundo e dos jogos olímpicos, o grande evento do planeta Terra era a Feira Mundial. A cada quatro anos, uma cidade recebia expositores de todos os continentes. Cada país montava seu estande e revelava a olhos curiosos as maravilhas que escondia dentro de suas fronteiras.

O Demônio na Cidade Branca é uma história real que tem como palco a Feira Mundial de 1893, em Chicago, nos Estados Unidos. Aliás, são duas histórias paralelas. A do arquiteto que planejou uma estrutura megalomaníaca para realizar o evento e a de um serial killer que aproveitou a agitação da cidade para fazer inúmeras vítimas.

Por que você deve ler este livro? Porque em 1893 quase nada do que usamos havia sido inventado: telefone celular, internet, carro, avião, computador, cartão de crédito, penicilina. E mesmo com a precariedade de transporte, comunicação, sistema financeiro e medicina foi possível erguer uma cidade dos sonhos com 200 construções, receber milhões de visitantes e apresentar novidades de 46 países, como as lâmpadas fosforescentes, o creme de leite, a aveia em flocos, a máquina de lavar louça, a tinta em spray e a roda gigante.

3 – Para quem deseja superar os gigantes

Quando Phillip Knight fundou a Nike, o mercado de roupas esportivas era dominado pelas empresas alemãs Puma e Adidas. E talvez você esteja pensando que, para ter se tornado uma multinacional poderosa, a Nike tenha nascido com uma enorme estrutura, comandada por grandes profissionais e com recursos infinitos para investir em inovação, marketing e logística. Mas a verdade é que Phillip Knight só tinha 50 dólares, que havia emprestado do pai. É por isso que nossa terceira dica de livros para empreendedores é A Marca da Vitória.  

Se você é um grão de areia no deserto, uma gota de água salgada no oceano, uma startup minúscula num mercado dominado por dinossauros, receba nossa sugestão com carinho e leia esta obra-prima sobre criatividade, persistência, gestão de equipe e a importância de ter aliados estratégicos. Acredite: sua empresa também pode se tornar uma Nike. Aliás, este é o nome da deusa grega da VITÓRIA!

4 – Para quem precisa fidelizar clientes

Você sabia que 70% das pessoas que visitam os parques da Disney, em Orlando, retornam? É um índice de retenção extraordinário. Não seria bom que 7 a cada 10 clientes da sua empresa fizessem um novo pedido, assinassem mais um contrato? Poucas companhias do mundo conseguem chegar a esse patamar.

A quarta dica de livros para empreendedores mostra como isso foi possível. Estamos falando de O Jeito Disney de Encantar os Clientes. A obra mostra as estratégias da empresa para  tornar a visita ao parque a melhor experiência de consumo possível. A política de atendimento e relacionamento com os clientes é seguida por todos os funcionários dos parques, que são capazes de encontrar soluções criativas para resolver problemas inesperados e têm autonomia para tomar decisões.

As histórias reais contadas no livro fazem surgir duas perguntas na cabeça do leitor:

- Como eu não pensei nisso antes?

- Por que minha empresa ainda não age assim?

Dica Bônus

E aqui vai a dica bônus de livros para empreendedores. Como mostramos alguns parágrafos atrás, a Nike surgiu num mundo dominado por Puma e Adidas. O que muita gente não sabe é que estas companhias alemãs nasceram no mesmo quintal. Os irmãos Adolf e Rudolf Dassler eram sócios na Gerbüder Dassler Schuhfabrik.

Os dois brigavam muito, eram como Caim e Abel, e acabaram rompendo a sociedade e dividindo o espólio. Adolf criou a Adidas e Rudolf fundou a Puma. As empresas cresceram juntas, e mais do que concorrentes, eram inimigas. Essa curiosa história é contada em Invasão de Campo: Adidas, Puma e os Bastidores do Esporte Moderno.  

Workof Coworking

O artigo com livros para empreendedores encerra nossa sequência de posts com dicas culturais, que já sugeriu podcasts e, também, filmes e séries.

O Workof é um o melhor coworking na região da Faria Lima, e oferece benefícios incomuns em outros espaços de trabalho compartilhados. Temos 23 salas particulares, capazes de abrigar de 4 a 16 pessoas. São ambientes privativos, seguros e silenciosos, para fazer negócios com produtividade e foco em resultados.

Conheça todas as vantagens de trazer sua empresa para o Workof. Clique aqui e agende uma visita!  

Escritório x Coworking


Escritório Convencional

Tempo mínimo de contrato, pouco ágil pra iniciar a operação, alta burocracia, multas por rescisão, etc.

Workof Coworking

Sem tempo mínimo de contrato, rápido pra começar a operação, sem burocracia nem multas, boa localização, etc.

O que será que vale mais a pena no seu caso, para o seu negócio?
Faça uma Simulação

Venha nos conhecer

Estações de trabalho e escritórios para advogados de todas as áreas do direito.