Ir para o Conteúdo

Workof Blog Listagem completa

Jan 23

Podcasts para empreendedores: 8 programas imperdíveis!

  • Mon 7th Jan 2013
  • Erin
Podcasts para empreendedores: 8 programas imperdíveis!

É possível aprender empreendedorismo escutando podcasts sobre futebol, filmes e séries, história e filosofia? A resposta é SIM!

O consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019, de acordo com um levantamento feito pela Deezer, uma das principais plataformas mundiais de streaming de áudio. Para chegar ao resultado, a Deezer também avaliou os dados de serviços concorrentes, como Spotify, Apple Itunes e Google Podcasts. Por isso, o Workof decidiu fazer uma lista com 8 podcasts para empreendedores que são imperdíveis.

São programas que você pode escutar enquanto está fazendo exercícios, ou se deslocando para uma reunião de negócios. Vai lavar louça, arrumar a casa, fazer compras no mercado ou esperar na fila do banco? Coloque seu fone de ouvido, selecione uma de nossas sugestões e adquira conhecimento. É de graça, está disponível em qualquer smartphone e te dará insights preciosos sobre a vida, a carreira e o futuro!

1 – Era uma Vez no Oeste

Vamos começar nossas discas de podcasts para empreendedores com um programa que teve uma ideia muito original. Toda semana, os jornalistas gaúchos Luciano Potter, Daniel Scola e Magro Lima assistem a um episódio da série The West Wing (1999-2006) e, depois, gravam o Era uma Vez no Oeste. Mas eles não comentam a série, e sim os assuntos abordados por ela: a mistura de política e religião, guerra fria, o embargo econômico em Cuba, os espiões na diplomacia, política internacional, a vida nos Estados Unidos, drogas, jazz, esportes... tudo, absolutamente tudo.

Você terá assunto de sobra para impressionar pessoas em qualquer lugar. Sabe aquela sensação de participar de um encontro de networking e não ter o que falar? Pronto, problema resolvido. Bastará acessar suas memórias e dominar a conversa com as histórias reais, curiosas, divertidas e inteligentes que aprendeu.

2 – Fronteiras Invisíveis do Futebol

A segunda dica de podcasts para empreendedores é sobre futebol... e não é. Filipe Nobre Figueiredo e Matias Pinto usam o esporte para falar de geopolítica. Em Fronteiras Invisíveis do Futebol, você pensará estar descobrindo as histórias do Peñarol, mas acabará entendendo como o Uruguai conseguiu se desvencilhar do domínio brasileiro e se tornar um país. E, ouvindo um programa sobre a queda muro de Berlim, ficará surpreso em saber como o futebol ajudou na reunificação da Alemanha. Empreendedores cultos, com conhecimentos gerais – e globais – conseguem conquistar parceiros comerciais de um patamar mais elevado. E isso gera melhores oportunidades de negócios.

3 – Guerras Comerciais

Guerras Comerciais é um podcast que se dedica a revelar e estudar estratégias de grandes empresas que se enfrentaram ao longo da história. É um programa americano que, aos poucos, está sendo dublado e disponibilizado no Brasil. Seus episódios tratam, por exemplo, da batalha entre Coca-Cola e Pepsi, e da disputa entre Nike e Adidas. Descubra o que levou os executivos destas empresas ao sucesso ou a ruína, que ideias foram transformadoras e quais fizeram as companhias retrocederem no mercado. É bem provável que você consiga replicar alguns conceitos no seu negócio, mesmo que em escala reduzida.  

4 – Café com ADM

Está gostando das dicas? Ainda temos algumas surpresas na lista de podcasts para empreendedores. E aqui vai uma muito especial, o Café com ADM. O CEO do Portal Administradores.com, Leandro Vieira, recebe os maiores líderes empresariais do Brasil para conversas sobre vendas, gestão, novas tecnologias e inovação. Imperdível!

5 – Braincast

O Braincast é um dos 20 podcasts produzidos pelo grupo Brainstorm 9, um portal especializado em criatividade e inovação. Seu fundador e publisher, Carlos Merigo, recebe especialistas para descobrir como será a universidade do futuro, quais os efeitos da Lei Geral de Proteção de Dados para a economia e como a tecnologia pode revolucionar as compras. Se você quer estar sempre à frente e ter uma visão ampla sobre os assuntos mais importantes, precisa ouvir o Braincast.

6 – Carreira sem Fronteiras

Você já pensou em viver fora do Brasil? Em construir uma carreira lá fora ou ganhar experiência num outro mercado para voltar com mais bagagem cultural e empresarial? Então nossa sexta dica de podcast para empreendedores é a sua cara. O Carreira sem Fronteiras conta histórias de pessoas que saíram do Brasil para conquistar o mundo.

E não são apenas empresários. Em cada episódio, alguém conta sua vivência como gerente de logística em Lima, produtor criativo em Dublin, arquiteto de dados em Londres, investidor em Miami ou designer de moda em Shangai. Culturas corporativas – e socioculturais – diferentes ajudam a ter uma postura mais flexível para os desafios do empreendedorismo.  

7 – Potter Entrevista

Nossa sétima dica tem uma ligação umbilical com a primeira. Luciano Potter, comandante do Era uma Vez no Oeste, brilha também no Potter Entrevista. Neste podcast, ele define um tema – “Deus Existe?”, “Que Diabos, Afinal, são Esquerda e Direita?” – e faz vários episódios, cada um protagonizado por um grande especialista no assunto. Gente como Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Fernando Gabeira, Pedro Bial e Eduardo “Peninha” Bueno.  

Também há programas com tópicos que se resolvem numa única edição, como o vício por telefone celular, a importância de dizer “eu não sei”, como aproveitar melhor o tempo, sacrifícios de animais  e a dieta dos gladiadores. Conhecimentos diversos para mexer com sua cabeça.  

8 – Café da Manhã / Ao Ponto

A oitava dica de podcasts para empreendedores é dupla: o Café da Manhã, feito pela Folha de São Paulo, e o Ao Ponto, produzido pelo jornal O Globo. Toda manhã, de segunda à sexta, bem cedinho, você encontra uma análise do principal assunto do dia e os bastidores das reportagens. É ótimo para ficar bem informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. E para conhecer pontos de vista divergentes que podem te ajudar a formar a sua própria opinião.

Workof Coworking

Coworking não é apenas para trabalhar e economizar dinheiro. É para aprender, fazer networking, estabelecer parcerias comerciais e encontrar novos clientes. E não seria bom conquistar tudo isso e, ao mesmo tempo, ter um lugar privativo e muito silencioso para cuidar do seu negócio?

Pois esta é a proposta do Workof, um coworking com 23 salas particulares, que abrigam de 4 a 16 pessoas. Você pode instalar sua empresa e sua equipe num de nossos ambientes privativos. Assim, contará com todos os recursos de um escritório particular e, ao mesmo tempo, com os benefícios de estar num coworking.

Clique aqui e agende uma visita. Venha conhecer o Workof. Ocupamos um andar inteiro de um prédio na Avenida Brigadeiro Faria Lima, pertinho do metrô.

Venha ouvindo seu podcast preferido! Até lá!

Escritório x Coworking


Escritório Convencional

Tempo mínimo de contrato, pouco ágil pra iniciar a operação, alta burocracia, multas por rescisão, etc.

Workof Coworking

Sem tempo mínimo de contrato, rápido pra começar a operação, sem burocracia nem multas, boa localização, etc.

O que será que vale mais a pena no seu caso, para o seu negócio?
Faça uma Simulação

Venha nos conhecer

Estações de trabalho e escritórios para advogados de todas as áreas do direito.